quinta-feira, 29 de março de 2012

Procissão de Ramos - Juventude de Olho na Saúde

No Próximo Domingo (1º de Abril) serão realizadas duas Procissões


Uma ótima iniciativa dos Jovens da Nossa Paróquia, para aderirmos nas procissões que teremos pelas ruas de Nova Descoberta, no dia 1º de Abril, quando Celebramos o Domingo de Ramos (relembrando a entrada de Jesus em Jerusalém, antes de sua morte e Ressurreição). 

Os Jovens Convidam a todos para se vestirem de Branco em memória do Tema da Campanha da Fraternidade 2012, cujo tema é: " Fraternidade e Saúde Pública ", e o lema: " Que a saúde se difunda sobre a Terra" (Eclo. 38,8). Serão distribuídos a todos algumas fitas roxas, em sinal de Vigilância, vigilância a saúde pública.

A Campanha dos Jovens já circulam pelas redes sociais.

Vamos aderir a esta simples, mas valiosa campanha que nos ajudará a refletir ainda mais sobre a situação da saúde pública do nosso bairro, cidade, estado e país.

Só relembrando, no dia 1º de Abril, as 6:30hs na praça do Largo Dona Regina, sairemos com a Procissão em direção a Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, onde teremos a Santa Missa em Seguida. Já a tarde, a partir das 16:00hs, faremos o caminho contrário, sairemos da Capela de São Pedro em Procissão para a Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, onde teremos a Santa Missa em seguida.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Semana Santa

Confira toda programação da Semana Santa em Nossa Paróquia

 Programação da Semana Santa 2012
Matriz de Nossa Senhora de Lourdes -  Nova Descoberta
 

•  01/04 DOMINGO DE RAMOS:
- Pela manhã, procissão de Ramos saindo as 6:30hs do Largo Dona Regina em direção a Matriz, em seguida Santa Missa.
- De tarde procissão de Ramos saindo as 16hs da capela de São Pedro em direção a Matriz, em seguida Santa Missa.

•    04/04 CEIA JUDAICA: As 19hs na capela de São Pedro.

•    05/04 MISSA DO LAVA PÉS: Matriz de Nossa Senhora de Lourdes as 19hs.

•    06/04 VIA SACRA PUBLICA: saindo as 5hs da manhã, do Alto do Progresso (ANTIGA COMUNIDADE DE SANTO EXPEDITO), percorrendo as ruas de Nova Descoberta em direção a Matriz.
As 15hs CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO na Matriz.

•    07/04 VIGILIA PASCAL: Às 20hs na Matriz

•    08/04 DOMINGO DE PÁSCOA:
As 7hs Missa na Matriz
As 17hs Missa na Comunidade de São Pedro
As 17hs Celebração da Páscoa na Comunidade de Santa Teresinha do Menino Jesus
As 19hs na Matriz de Nossa Senhora de Lourdes Missa de Páscoa.


Deus abençoe!

Pe. Marcelo Silva

 

Almoço de Páscoa

Conferências Vicentinas Realizam Almoço Para Familias Assistidas


As Conferências Vicentinas Nossa Senhora de Lourdes e Santa Bernadete realizarão no dia 08 de Abril (Domingo de Páscoa), um almoço para as familias assistidas pela Sociedade de São Vicente de Paulo.

A partir das 10:00hs da manhã, as familias se reunirão juntamente com os membros das respectivas conferências, no pátio da Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, onde irão refletir o real sentido da Páscoa e após algumas atividades, será servido um belo almoço de Páscoa.


quinta-feira, 22 de março de 2012

Ação de Graças

Convite

Convidamos a todos, para que festejem conosco o 6º ano de Sacerdócio de nosso Pároco, Pe. Marcelo José Silva.


Celebrar em Ação de Graças, a Santa Missa em homenagem a este momento Especial.

Todos os Grupos, Pastorais e Movimentos devem se fazer presente jutamente com todas as comunidades de nossa Paróquia, para celebrar e Festejar este momento.

MISSA DA JUVENTUDE

No Próximo Domingo, dia 25 de Março é o 4º domingo do mês!


Informamos a todos e desde já os convidamos para participar conosco da Santa Missa no próximo domingo (25/03). Nesta Ocasião estaremos celebrando a Missa da Juventude em nossa Paróquia, como de costume ao 4º domingo em cada mês.


A Santa Missa será as 19:00hs, na Matriz Nossa Senhora de Lourdes.



Pedimos aos Grupos Jovens, Pastoral de Juventude, Pastoral da Familia, Grupos de Catequese e Crismandos, Conferências Vicentinas e outros movimentos de Juventude de nossa Paróquia, que cheguem  minutos antes da Missa para que possamos separar as atividades da Liturgia, dentre outros processos para o decorrer da Missa.

Convidemos a todos! Domingo é dia de Igreja Lotada e principalmente de Jovens.








 

quarta-feira, 21 de março de 2012

O Lápis

 Autor: Bíblia Católica
Um menino observava seu avô escrevendo em um caderno, e perguntou:
- Vovô, você está escrevendo algo sobre mim? O avô sorriu, e disse ao netinho:
- Sim, estou escrevendo algo sobre você. Entretanto, mais importante do que as palavras que estou escrevendo, é este lápis que estou usando. Espero que você seja como ele, quando crescer.O menino olhou para o lápis, e não vendo nada de especial, intrigado, …comentou:- Mas este lápis é igual a todos os que já vi. O que ele tem de tão especial?- Bem, depende do modo como você olha. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir vivê-las, será uma pessoa de bem e em paz com o mundo – respondeu o avô.
- Primeira qualidade: Assim como o lápis, você pode fazer coisas grandiosas, mas nunca se esqueça que existe uma “mão” que guia os seus passos, e que sem ela o lápis não tem qualquer utilidade: a mão de Deus.
- Segunda qualidade: Assim como o lápis, de vez em quando você vai ter que parar o que está escrevendo, e usar um “apontador”. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas ao final, ele se torna mais afiado. Portanto, saiba suportar as adversidades da vida, porque elas farão de você uma pessoa mais forte e melhor.
- Terceira qualidade: Assim como o lápis, permita que se apague o que está errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos trazer de volta ao caminho certo.
- Quarta qualidade: Assim como no lápis, o que realmente importa não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro dele. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você. O seu caráter será sempre mais importante que a sua aparência.
- Finalmente, a quinta qualidade do lápis: Ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida deixará traços e marcas nas vidas das pessoas, portanto, procure ser consciente de cada ação, deixe um legado, e marque positivamente a vida das pessoas.

Fonte: Biblia Católica News

segunda-feira, 19 de março de 2012

SE LIGA !!!

"SE LIGA", no Domingo de Páscoa (08 de Abril), acontecerá este evento para gritar e comemorar a Ressurreição  de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Se Liga! Você vai ficar de fora? #ENTRADAFRANCA

A partir das 15:00hs no Salão da Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, no Bairro da Macaxeira. Pregação com Ivanildo Silva da Comunidade Obra de Maria, e ao final, uma Balada Muuuito Santa!

 Copie este Cartaz e divulgue no seu Orkut, Facebook e outras Redes Sociais.

 A Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, da Macaxeira, realiza o " SE LIGA ".


19 de Março, dia de São José

Encerramento da Festa de São José 


A Comunidade de São José, no Córrego do Joaquim em Nova Descoberta, celebra nesta segunda-feira, dia 19 de março, o encerramento da Festa de São José. 

A Procissão sairá as 18:00hs, da Casa da Paroquiana: Srª Naílde Severina, popularmente conhecida como Náia. A Casa de Náia, fica bem na entrada da Josélia. A Procissão seguirá por dentro dos Córregos em direção a Comunidade de São José no Córrego do Joaquim, onde teremos a Santa Missa as 19:30hs, fechando assim as festividades de São José deste ano na nossa paróquia.

Solenidade de São José – Patrono Universal da Igreja

Celebra-se hoje, 19 de março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.

Modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

São José - Patrono Universal da Igreja:


Glorioso São José, Rogai por nós!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Catequese

A Resposta Católica: “Como posso me tornar um bom catequista?”

Ensinar a fé católica é primeiramente responsabilidade do sacerdote, o primeiro catequista de sua paróquia. Porém, em paróquias numerosas a ajuda dos leigos é fundamental nesta missão. Então fica a pergunta: como se preparar para ser um bom catequista?




Fonte: Christo Nihil Praeponere (Site Pe. Paulo Ricardo)

Uma Boa Quaresma...

Práticas de Jejum - dicas e sugestões

Todos podem fazer jejum. Sejam idosos ou estejam cansados ou doentes; sejam gestantes, mães que amamentam, jovens ou adultos. Todos podem jejuar sem que isso lhe faça mal. Pelo contrário, isso lhes faz bem.

tiposdejejumMuitas pessoas não jejuam porque não sabem fazê-lo. Imaginam que jejuar seja uma coisa muito difícil e dolorosa que elas não vão conseguir fazer.    

Abordamos aqui o aspecto prático do jejum. Existem várias modalidades de jejum. Trataremos, no entanto, somente de quatro tipos que poderão ser de grande proveito para você.


Jejum da Igreja

Assim é chamado o tipo de jejum prescrito para toda a Igreja e que, por isso, é extremamente simples, podendo ser feito por qualquer pessoa.

Alguém poderia pensar que esse seja um jejum relaxado ou que nem seja realmente jejum, porque ele é muito fácil. Mas não é bem assim.

Esse modo de jejuar vem da Tradição da Igreja e pode ser praticado por todos sem exceção, sendo esse o motivo porque é prescrito a toda a Igreja.

O básico desse tipo de jejum é que você tome o café da manhã normalmente e depois faça apenas uma refeição - almoçar ou jantar -, a depender dos seus hábitos, de sua saúde e de seu trabalho. A outra refeição, a que você não vai fazer, será substituída por um lanche simples, de acordo com as suas necessidades.

Dessa maneira, por exemplo, se você escolher o almoço para fazer a refeição completa, no jantar faça um lanche que lhe dê condições de passar o resto da noite sem fome.

O conceito de jejum não exige que você passe fome. Em suas aparições em Medjurgorje, a própria Nossa Senhora o repetiu várias vezes. Jejuar é refrear a nossa gula e disciplinar o nosso comer.

O importante, e aí está a essência do jejum, é a disciplina, e é você não comer nada além dessas três refeições. O que interessa é cortar de vez o hábito de "beliscar", de abrir a geladeira várias vezes ao dia para comer "uma coisinha". Evitar completamente, nesse dia, as balas, os doces, os chocolates e os biscoitos. Deixar de lado os refrigerantes, as bebidas e os cafezinhos.

Para quem é disciplinado - e muitos de nós o somos -, isso é um jejum, e dos "bravos"! Nesse tipo de jejum, não se passa fome. Mas como "a gente" se disciplina; como refreia a gula! E é esta a finalidade do jejum.

Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de jejum, mesmo os doentes, porque água e remédios não quebram jejum. Se for necessário leite para tomar os remédios, o jejum não é quebrado, pois a disciplina fica mantida. Para o doente e para o idoso, disciplina mesmo talvez seja tomar os remédios e tomar corretamente.


Jejum a pão e água

Nesse segundo tipo de jejum, deve-se comer pão quando se tem fome e beber água quando se tem sede. Apenas isso e nada mais.

Não se trata de comer pão e beber água ao mesmo tempo. Pelo contrato: é preciso evitar isso. Nosso tipo de pão, quando comido com água, geralmente fermenta no
estômago, provocando dor de cabeça.

É melhor ir comendo aos poucos durante todo o jejum. Você vai perceber que, nesse dia, o pão adquire um novo sabor. Também se deve beber água várias vezes no decorrer do dia. O organismo precisa de água. Por isso, tome água, mesmo que você não tenha sede.

O principal desse tipo de jejum é que você só coma pão e beba apenas água.


Jejum à base de líquidos

O terceiro tipo de jejum requer que você passe o dia sem comer nada, limitando-se a tomar líquidos. Ou seja, durante todo o seu dia de jejum, você se alimenta somente com líquidos. Essa é uma modalidade muito boa de jejum, que refreia a nossa gula e garante a nossa disciplina.

Tratando-se de líquidos, temos uma grande variedade de opções e de combinações possíveis; todas elas nos mantêm alimentados e bem dispostos sem a quebra do jejum.

É recomendável passar o dia tomando chá. Existem vários tipos de chá, podendo-se escolher. Desde que seja quente e com um pouco de açúcar ou mel, o chá alimenta e mantém o estômago aquecido, o que é muito bom. Quem não puder usar açúcar nem mel, pode usar adoçante ou tomar chá puro; fazendo assim estará se privando da glicose, que é alimentícia, mas conservará as vantagens do chá e do calor. Mas, se preferir, você poderá tomá-lo frio ou gelado, especialmente no verão.
laranjada, limonada e sucos de fruta também são indicados para esse dia. O mesmo acontece com os sucos de legumes, como cenoura e beterraba, e de verduras. Veja bem: tome suco, não vitamina. Combinando-se frutas, legumes e verduras, as possibilidades aumentam bastante.

Os vários sucos, adoçados ou não com açúcar, mel ou adoçante, são sempre alimentícios, deixando o corpo leve para a oração e para as outras atividades intelectuais ou físicas.

Outra boa opção para esse tipo de jejum é a água de coco, que é completa, jé tendo tudo para nos manter hidratados e alimentados. Especialmente para quem tem a sorte de viver nos lugares onde há coqueiros, um jejum a base de água de coco é excelente. Não existe melhor hidratante.

Qualquer pessoa, mas em especial os idosos e os doentes, pode fazer um jejum muito saudavél à base de caldos. Tal como os sucos, os caldos também apresentam um grande variedade.

Observe, no entanto, que estou me referindo a caldos, e não a sopas e canjas, embora se possa fazer caldo de frango e até de carne. O que importa é que o caldo é líquido e tem como vantagens ser nutritivo e quente, além de conter sal.

Especialmente em dias frios, os caldos são uma ótima maneira de fazer jejum, pois com eles temos garantida a ingestão das calorias necessárias às nossas atividades, espirituais em particular.


O Jejum completo

Nesse quarto tipo de jejum, não se come coisa alguma e só se bebe água.

É recomendável que, antes de experimentar essa forma de jejum, você já tenha feito o jejum a pão e água e o jejum à base de líquidos, que podem servir de treino.

No jejum completo, é fundamental beber várias vezes ao dia. Não é bom fazer jejum a seco, isto é, sem tomar água, especialmente quando não se tem um bom treinamento.

Mas é possível fazer jejum sem ingerir mesmo água? Sim, como eu já disse, é possível. Porém só as pessoas bem experientes devem tentar fazê-lo.

É fundamental ter em mente que não estamos nos submetendo a um teste de resistência. Não precisamos provar nada a ninguém: nem a nós, nem ao Senhor. O objetivo do jejum é nos encontrar com Deus, favorecer a oração e nos disciplinar. Ele serve para nos abrir à Graça da contemplação, da intercessão a da Unção do Espírito Santo.

Como dissemos acima, nosso organismo precisa de água. Ele necessita estar bem hidratado para agir e reagir no campo espiritual. E como o nosso jejum se destina a combatentes que batalham por Deus na dimensão espiritual, tome água várias vezes ao dia quando praticar o jejum completo.

Quanto a hora de terminar o jejum, principalmente o jejum completo, Nossa Senhora de Medjugorje fala em encerrá-lo às quatro da tarde. Você pode terminá-lo às cinco, às seis ou às oito horas da noite. O importante é ser comedido e agir com sabedoria. Nossa intenção não é bancar os heróis.

Repito: não temos de provar nada a ninguém, nem a nós e nem mesmo ao Senhor.


Observações Finais

Um erro muito comum que as pessoas cometem consiste em fazer um dia de jejum sem tomar café da manhã. Agindo assim, elas na verdade começam a jejuar a partir da última refeição que fizeram, na véspera, e não pela manhã.

Essas pessoas mal-informadas acabam ficando com dor de cabeça, que em geral; começa bem cedo. Ora, dor de cabeça não é o objetivo do jejum. Além disso, trata-se de uma coisa que deixa a pessoa indisposta o resto do dia, que a torna irritadiça e sempre pronta a perder a paciência. E isso é totalmente oposto ao que se espera conseguir jejuando.

É bom que você tome tranqüilamente seu café da manhã, como se faz todos os dias, e, a partir daí, inicie o jejum. Agindo dessa maneira, você fica livre dos ácidos do estômago, da dor de cabeça, da irritabilidade e da indisposição. E isso custa muito pouco: basta tomar café da manhã como nos outros dias.

Se você não quer mesmo comer nada, ou é daqueles que não fazem uma refeição pela manhã, ao menos beba alguma coisa, de preferência quente. Isso vai fazer bem ao seu aparelho digestivo, preparando-o para o dia de jejum.

O jejum é uma riqueza que precisamos reconquistar. É uma forte expressão da comunidade que decidiu fazer uma conversão, começar uma vida nova.

Você provavelmente é uma das muitas pessoas que não conheciam o que acabei de apresentar e que por esse motivo não jejuava. Agora, com uma nova compreensão do jejum, comece a praticá-lo, pois isso seguramente trará benefícios a você e ao Corpo de Cristo.

Deus abençoe o seu jejum!

Fonte: Canção Nova

quarta-feira, 14 de março de 2012

Viagem do Papa ao México e Cuba será transmitida na Internet

Próxima viagem do Papa será transmitida em site e redes sociais
Loading
 
13 de Março de 2012 
 
 Washington (Terça-feira, 13-03-2012, Gaudium Press) A Conferência Episcopal dos EUA (USCCB, sigla em inglês) informou em nota que a visita de Bento XVI ao México e Cuba será transmitida no site dos Bispos norte-americanos e também nas redes sociais.

USCCB.jpg
A página web é toda dedicada à próxima viagem do Papa 
 
Na mesma nota, a USCCB publicou o nome dos bispos que acompanharão o Santo Padre durante sua viagem a Cuba e ao México. São eles: Dom Octavio Cisneros, Chefe da delegação e Bispo Auxiliar do Brooklin, Nova York; Dom Gerald Kicanas, Diretor do Catholic Relief Service; Dom Richard Pates e Dom Eusebio Elizondo, pertencentes ao Comitê para a Igreja na América Latina da USCCB. Dom Cisneros manifestou sua alegria em representar os Bispos católicos norte-americanos, "rezamos para que a visita do Papa ao México e Cuba traga paz, reconciliação e muitas bênção para ambos países", afirmou o prelado.
A USCCB terá um endereço web especialmente dedicado à viagem do Papa aos dois países (www.usccb.org). Além disso o evento poderá ser acompanhado através da sua página no Facebook (www.facebook.com/usccb). Os jornalistas do Catholic news service utilizarão ao longo da visita papal o social media nas línguas inglesa e espanhola. Os internautas poderão seguir no twitter.com/catholicnewssvc ou www.facebook.com/CatholicNewsService. Para a cobertura completa da viagem poder-se-á acessar o seguinte endereço virtual: www.usccb.org/about/leadership/holy-see/pope-benedict-xvi/2012-apostolic-journey-mexico-cuba.cfm. (EPC)

Com informações da Rádio Vaticano.

Fonte: Gaudium Press (A Primeira Agência de Noticias Católicas no Brasil)

terça-feira, 13 de março de 2012

Número de Católicos e Vocações continuam aumentando pelo Mundo

O Papa Bento XVI recebeu Anuário Pontifício 2012: número de católicos e vocações continuam aumentando


Vaticano, 12 Mar. 12 / 02:53 pm (ACI/EWTN Noticias)

O Papa Bento XVI recebeu este fim de semana o Anuário Pontifício 2012, que é um registro compilado que recolhe dados e cifras da situação da Igreja em todo mundo até o ano passado registrando um aumento de número de católicos e de vocações ao sacerdócio.

A apresentação do texto foi realizada pelo Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado de Dom Angelo Becciu também da Secretaria de Estado e o diretor do Escritório Central de Estatística da Igreja, Dom Vittorio Formenti, junto a outros colaboradores.

Entre os dados consignados no anuário figura que durante 2011, o Papa erigiu oito Sedes Episcopais, um Ordinariato Pessoal e um Ordinariato Militar.

O documento também registra um aumento de 15 milhões de católicos no mundo, com relação a 2009. A proporção populacional de católicos no mundo se manteve em 17.5%.

O Anuário Pontifício também registra um incremento de 1 643 vocações sacerdotais. Para o Vaticano, esta é uma tendência crescente que se apresenta desde 2000.

Fonte: http://acidigital.com/noticia.php?id=23269 (ACI DIGITAL)

quarta-feira, 7 de março de 2012

Paixão de Cristo 2012

Já começou os ensaios para a encenação da Paixão de Cristo de nossa Paróquia. A apresentação, é sempre realizada após a Celebração de Ramos, no Domingo (este ano: dia 01 de Abril), na Capela de São Pedro em Nova Descoberta.


A encenação da Paixão de Cristo em nossa Paróquia, já mantém a tradição de mais de 10 anos de realização, sempre com participação geral dos paroquianos, membros dos grupos, pastorais e movimentos.

Participe conosco! Vamos viver a Páscoa e Paixão de Nosso Senhor, também através do Teatro e da Dança.