quinta-feira, 5 de abril de 2012

Missa de Lava Pés

Na Quinta-Feira Santa, Celebramos e recordamos a Ultima Ceia do Senhor com seus discipulos. Celebramos também neste dia, a instituição da Santa Eucarístia, como nos recorda São Paulo:

" Por que recebi do Senhor o que eu também vos ensinei: O Senhor Jesus, na noite que foi traído, tomou o pão e, quando ele tinha dado graças, ele o partiu e disse: "Este é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim ". Da mesma forma, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: "Esta é o cálice da Nova Aliança no meu sangue; fazei isto, sempre que bebê-lo, em memória de mim". Sempre que você comer este pão e beber este cálice, você vai estar anunciando a morte do Senhor até que ele venha." (1 Corintios 11:23-26)
 
* Segundo a tradição, a Última Ceia teve lugar no que é chamado hoje em dia de Sala da Última Ceia no Monte Sião, fora dos muros da Cidade Velha de Jerusalém, e é tradicionalmente conhecido como "O quarto de cima". Esta baseia-se no conto dos evangelhos sinóticos que afirmam que Jesus tinha instruído um par de discípulos (na Bíblia são: Pedro e João) para ir à cidade a fim de encontrar um homem transportando um jarro de água, que os levaria para uma casa, onde eles perguntariam sobre o quarto onde o mestre receberia seus convidados.(Lucas 22:7:13). Esta sala é especificada como sendo o quarto de cima, onde eles celebraram a Páscoa. (Fonte: Wikipédia)


A Missa da Quinta-Feira Santa é chamada Missa de lava pés, pois o termo: "lava pés"  designa o gesto praticado por Nosso Senhor na Ceia com seus Discipulos. Na Santa Missa, o Sacerdote lava o pé direito de 12 homens, recordando assim os gestos de Jesus Cristo.

Recordando, a Missa de Lava Pés da nossa Paróquia, será realizada as 19:00hs na Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, em Nova Descoberta, Celebrada pelo Pároco Pe. Marcelo José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário